100 thoughts on “O que está acontecendo no Equador?

  1. A política dos EUA para a América latina é a política da crise permanente, tá só começando.. ☠️☠️☠️

  2. Isso é o resultado de falta de responsabilidade econômica e política de governos anteriores da esquerda. Os índios mas uma vez sendo usados como massa de manobra. Um atual presidente que faz parte do partido da esquerda, mas por sinal muito consciente em tentar equilibrar as contas públicas e colocar o seu país na direção certa.

  3. Parabéns à resistência popular do Equador! O Brasil como grande potência na América Latina deveria estar à frente nessa luta contra o imperialismo norte-americano.

  4. Os empresários cidadãos de bem do Equador já trataram de se APROVEITAR da situação da população… O caos comendo e os empresários "di bem" LUCRANDO.

    E tem pobre que aplaude… AFF!!!

  5. Cadê a mídia dizendo que o governo de Lenin Moreno é ditador, está impedindo a liberdade de imprensa, está reprimindo violentamente a população etc. etc.? Ah, me esqueci, ditadura ruim é só a dos outros. Quando é com presidente fantoche dos EUA, tá tudo bem.

  6. enquanto os Equatorianos estão se manifestando e não aceitando as coisas como está. aqui no Brasil os impostos
    aumentam e ninguém faz nada. aceitamos tudo calado mesmo.

  7. Parabéns aos equatorianos, lutando pelo seu país e pelo povo! Aqui é diferente, o presidente acabando com o país e tem imbecil apoiando. "Mimimi chora esquerda" esse é o argumento dos imbecis. Preferem defender um político ao defender seu povo.

  8. Nenhum comentário no vídeo sobre o governo equatoriano usando atiradores de elite para abater manifestantes desarmados? Complicado levar a BBC em consideração quando não se relata o nível que um dos lados do conflito chegou. Se fosse algum país de esquerda já estariam chamando o Moreno de ditador e não de presidente.

  9. Lá como ca resumo Políticos Milionários e se Aposentando cedo!!!!!!!!!!! Da Caatinga ao Congresso o Cangaço continua,e Roubando e Matando Muito Mais, são Centenas de Lampiões!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Lembrando que é um governo de ESQUERDA, e quando o dinheiro acaba ate esquerdista tem que arregar pro FMI e austeridade se não quiser virar Venezuela! Tarde demais!

  11. Lenin Moreno, presidente do Equador cortou a mamatinha da elite do setor público, aí na hora gerou revolta. A mesma coisa aconteceria no Brasil. É a única forma de gerar revolta no povo.

  12. Povo do Equador, não recuem, fiquem firmes… Adota oque os Ucranianos fizeram "EuroMaidan" Se for o caso iniciem uma revolução, criem uma resistência forte e acaba com todos esses Comunistas Vagabundos!!!!

  13. Só se discute os efeitos. Nunca falam nas causas. Quais são as causas? Os subsídios. O que é subsidio? Manter os preços artificialmente baixos, com o governo tirando dinheiro para pagar a diferença de preço real para o preço subsidiado. Lá pelo jeito, depois de 40 anos, todos achavam isso normal. Não, não é normal. Um governo não produz nada. Nem um palito de fósforo. Para dar qualquer coisa, ele tem que tirar de algum lugar ou de alguém. Isso vai criando dívidas, até chegar ao ponto insustentável de ter de ir pedir empréstimo ao FMI. O FMI é apontado como vilão, mas, o vilão foi quem se envidou a ponto de ter que pedir arrêgo a eles. Quem empresta dinheiro a alguém que gasta mais do que ganha? É claro que ele empresta e exige que quem receba o empréstimo, pare de gastar e arrume suas contas. E acaba nisso…

  14. Isso aí foi culpa do presidente neoliberal na qual o governo pediu empréstimos ao FMI, e o FMI mandou reduzir ainda mais no social juntamente com a questão dos preços dos combustíveis que estavam em alta. Aí o povo do Equador mostrou a sua insatisfação com o presidente do Equador. A rede Globo de TV omitiu do povo brasileiro que o Equador entrou nessa por causa da dívida externa do país do Equador na qual o Equador pediu empréstimos ao FMI no governo de um presidente neoliberal gerando descontentamento do povo do Equador só falando dos preços dos combustíveis que estavam em alta.

  15. Infelizmente, o presidente de la esta correto, o Estado não deve subsidiar nada, creio que daqui a uns 6 meses os preços se estabilizaram pois agora (creio eu), o preço vai ficar no seu valor real, não em um preço artificial criado pelo governo. É triste é, mas infelizmente todo a população paga pelo erro de alguns ter votado em governantes errados

  16. É por isso que o governo não deve subsidiar nada. Quanto mais subsídios, mais distorcidos os preços e, por consequência, a economia. Quanto mais subsídios, maior o custo do governo, que deixa de gastar em áreas como educação e saúde, para ficar oferecendo dinheiro para empresários. Uma hora o dinheiro acaba, e cortar os subsídios será inevitável. Nesse momento, os preços voltam pro seu "ponto de equilíbrio", e a população fica revoltada.

  17. ESTÁ CERTO O POVO PARAR O PAÍS NINGUÉM TRABALHA PETRÓLEO TEM É SÓ FURAR POÇOS O POVO TEM QUE FURAR POÇOS DE PETRÓLEO PRESIDENTE CORRUPTO MENTIROSO POVO ARMADOS TODOS ARMADOS

  18. Engraçado é os comentários dos brasileiros, querendo um caos desse aqui, onde não tem benefícios pra ninguém, só prejudicar!!

  19. O que acontece de verdade é seu povo não aceita o liberalismo ,este que empurram nossa guela a dentro , parabéns povo eguatoriano.

  20. Não é efeito dominó não… É burrice… Os subsídio da gasolina sai do bolso de quem paga imposto,simplesmente não vai sai mais, o preço da gasolina se tornou real! Idiota foi quem deu subsídio por 40 anos..

  21. O presidente fez certo, está pensando no futuro do país, na economia do país a longo prazo, enquanto os manifestantes são imediatistas, entendo a revolta, mas isso é fruto da falta de conhecimento sobre planejamento econômico por parte dos populares, que provavelmente são incendiados por pelegos sindicalistas, talvez, realmente, ligados a Maduro.
    Foi uma pena o presidente se acovardado, e voltado atrás.

  22. Experimente dar a alguém algo que dói só no seu bolso por anos. Após a situação ficar insustentável, diga que não dá mais e retire o benefício.
    Agora vc tem que escolher 2 consequências:
    1) A pessoa ficará agradecida; ou
    2) A pessoa brigará com você.
    Adicione nesta equação política, populismo e uso das massas.
    Pronto, resumi a história da AL.

  23. Umas informações importantes sobre o Equador:
    a) Nos anos 2000, o Equador substituiu o Sucre pelo Dólar para conter a hiperinflação, que chegou a ultrapassar 100% naquele ano. O Equador perdeu a capacidade de imprimir sua própria moeda, mas desde então a inflação passou a ficar controlada, estando calculada abaixo de 1% nesse ano.
    b) Já que o Equador não pode imprimir moeda, então ele só possui as duas formas restantes de financiamento: impostos e endividamento público.
    c) O gasto público equatoriano quase dobrou nos últimos 10 anos.
    Mas a economia equatoriana não cresce o suficiente para gerar aumento na arrecadação, sendo tomada por vôos de galinha, períodos de pico de crescimento de apenas 2% seguidos por crescimento abaixo de 1% ou negativo (recessão).
    d) O Risco de calote da dívida pública equatoriana é muito alto, pior que o risco do Brasil, o que torna muito mais difícil encontrar investidores, bancos, fundos de pensão que queiram emprestar dinheiro. E isso eleva os juros às alturas (ironicamente, os juros pagos ao FMI em dívida contraída em dólar, que é uma reserva de valor estável, sempre foram muito menores que os juros pagos pela dívida interna brasileira, graças ao risco de desvalorização do Real).
    e) A última ocasião onde o Equador arrecadou mais do que gastou foi no período entre 2000 a 2008. Desde então, ele entrou em déficit – que chegou a 7,5% do PIB em 2016, tendo diminuído para 3% em 2018.

    Já digo que discordo das políticas do FMI de aumento de impostos. Mas é preciso saber que qualquer país que seja precisa gastar menos do que arrecada, especialmente um como o Equador que nem pode mais gerar hiperinflação para se financiar – até mesmo os EUA e a União Européia, onde o alto endividamento está chegando ao patamar de crise internacional.
    Do contrário, algum dia os cofres públicos estarão sem absolutamente nada dentro para pagar pelos serviços básicos e demais gastos. Foi o que aconteceu em 2013 no Zimbábue, quando verificaram que havia somente 217 dólares em suas contas.

  24. O fim desses subsídios aos combustíveis deveria ter sido feito gradualmente, ao longo de décadas, deveria ter sido um 'pacto nacional' que atravessaria vårios governos de partidos distintos, mas teria eliminado o baque dessa medida que aumentou o preço pro consumidor, de uma só vez, para alguns combustíveis como o diesel, em mais de 100%. Foi no fundo uma demagogia ter empurrado com a barriga essa questão, pras gerações futuras, um problema inexorável, que teria que ser enfrentado de uma forma ou de outra. Deu no que deu.

  25. Estudante , indígena os mesmos de sempre… Equador é bemmmmm diferente do Brasil. Mas é interessante a frase: " cuidar do povo, lutar pelo povo!". Acho que por aqui no Brasil já ouvimos algo antes lá na década de 90 com um tal PT. Sei lá… De qualquer forma, Equador, Brasil e Argentina ainda estão bem melhor que a Venezuela. Uma coisa eu tenho certeza: amo a CamiLLa Veras Motas ! 😉

  26. Camilla você explica muito bem os assuntos, mas gostaria que seus vídeos fossem mais longos, para conter maiores detalhes.

  27. Num país sub desenvolvido, como conseguiria dinheiro pra investir ???
    Como sempre, ao FMI, que como todo banco que se preze, bem ou mal, é uma instituição que empresta e cobra o seus juros de mercado (eu acho)…
    Os caras vão emprestar a grana mas, claro, vão querer o retorno, pois bancos são assim mesmo ..
    Então o governo do país, tem que cortar na carne e é claro, vai fazer o povo ter que apertar o cinto, pois o remédio é amargo…

    Agora, é mais fácil perguntar aos hipócritas de plantão, como as lideranças indígenas, tendo o seu país mergulhado no caos e não tendo nenhuma alternativa a curto prazo, fariam pra restabelecer a democracia equatoriana ???

  28. Neoliberalismo na America Latina eh sempre assim, enriquece os mais ricos e fode os mais pobres. O povo tem mais que derrubar esse governo de safados.

  29. BBC News Brasil, um dos melhores canais da Internet. Crise por cima de crise na América do Sul. É o que acontece quando a população mais pobre é penalizada.

  30. Venezuela, Equador, Chile, Argentina. Tá complicado, com toda merda o Brasil ainda é o melhor lugar para se viver por aqui.

  31. America latina in desastre depois que pasou os governos robalista que tira de quen teabalha e regala aos vagabundos inertes votantes

  32. Sonho da esquerda seria Lula e Ciro descerem do pedestal de suas arrogâncias e liderassem o maior movimento de centro-esquerda da história do país !!! CIRO como presidente e PT como vice…

  33. Camila parabéns, vc é uma ótima repórter e comunicadora! Aqui o governo só baixa medida impopulares que transforma em pérolas nas redes de fake news no zap zap, impedindo o povo de saber q está sendo sacaneado.

  34. Como as grandes corporações que controlam o mundo poem as nações "pobres" pra dançar conforme sua música?
    Seduzem seus lideres com a magia do Poder eterno;
    Cevam eles com empréstimos milionarios que supostamente irão "salvar" sua economia decadente; Impõem a idéia generalizada de desvalorização de sua Economia, sua cultura e seu trabalho;
    Difundem a propaganda de caos político social nas nações vizinhas, isto é a base para o controle geral de tudo e de todos.

  35. Onde tem, DIREITAS, FMI , muitas igrejas de unico dono, petroleo neo liberalismo, golpes, desrespeito a Constituição significa OS ESTADOS UNIDOS ESTÁ GOVERNANDO oculto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top